domingo, 21 de outubro de 2012

BELTANE FESTIVAL DA FERTILIDADE:

                                              BELTANE FESTIVAL DA FERTILIDADE:


                                                      BELTANE - Festival de fertilidade e fogo:

No hemisfério norte: 30 de Abril,1º de Maio No hemisfério sul: 31 de Outubro Outros nomes: Dia de Valpurgas,Dia de Maio (este para o hemisfério norte) Na tradição celta, os dois maiores festivais d
e todos são Beltane e Samhaim: o início do verão e o início do inverno. Assim como para todos os povos pastores, para os celtas o ano tinha duas estações, não quatro. Isso se deve porque no norte da Europa as estações são bem mais divididas que no hemisfério sul, por exemplo.

Beltane, Bealtaine ou Cetsamhain é um festival de civilizações pagãs na região da Grã-Bretanha, ainda comemorada nos dias atuais, reconhecido nas comemorações da Festa da Primavera.A palavra Beltane se origina dos termos galeses tan (fogo) e Bel (nome do deus sol dos galeses). Juntas, as duas palavras significam “fogo de Bel”,e também "Fogo de Belenos", ou então, mais poeticamente, “fogo no céu”, o que é uma expressão que expressa maravilhosamente bem o espírito deste sabá. O Sabbat Beltane é derivado do antigo Festival Druida do Fogo, que celebrava a união da Deusa ao seu consorte, o Deus, sendo também um festival de fertilidade. Na Religião Antiga, a palavra “fertilidade” significa o desejo de produzir mais nas fazendas e nos campos e não a atividade erótica por si só.Para as pessoas comuns era um festival de sexualidade e fertilidade humanas isento de vergonha. Beltane é um festival de luz, simbolizando a união entre as energias masculina e feminina da Terra e é o oposto do festival Samhain. Representa o início do Verão e marca a morte do Inverno, sendo comemorado com danças e banquetes.

Os amante se enlaçam



Beltane ocorre no pico da Primavera. Este é o momento do ano em que a Terra se aque
ce no gentil abraço de calor do Sol e o Inverno e oficialmente e, finalmente, deixado para trás.

O Sol esta se aproximando do seu apogeu, que ocorre em Litha, e o seu calor ajuda as plantas e sementes a serem fertilizadas. Os animais brincam e se acasalam.
A Deusa e o Deus agora estão em plena vitalidade e aman-se com toda intensidade. O Deus (o Sol) tem crescido e caminhado para sua face adulta e a Deusa esta no apíce de sua beleza e feminilidade. Eles irão consumar o seu amor. A sua paixão e evidente em toda a vida presente na Terra.
O Sabbat Beltane marca a união da Deusa e do Deus, representando a fertilidade dos animais e as colheitas do próximo ano.
É o simbolismo da união entre os principios masculino e feminino da criação, a união dos meios de todos os poderes que trazem a vida a todas as coisas. Em Beltane comemoramos a fertilidade, o amor que da forcas a tudo e o retorno do Sol com toda a sua intensidade.
A palavra Beltane vem do nome do Deus céltico "Bel", que era o senhor da vida, da morte e do mundo dos espiritos. "Time" e uma palavra céltica que significa "fogo". Assim, Beltane quer dizer "Fogo de Bel".
A antiga tradição requeria que o fogo domestico fosse apagado da casa toda nesse momento. Uma grande fogueira era feita com as nove arvores sagradas (freixo, betuila, teixo, aveleira, sorveira, salgueiro,pinheiro, espinheiro e carvalho) e então acesa pelos Druidas, sem uso de pederneira ou aço, ao nascer da Lua, dando-se inicio a comemoração do Sabbat.
Entre os primeiros povos Pagãos era costume pular a fogueira de Beltane para se livrar de doenças e energias negativas, assegurar bons partos e pedir as benção dos Deuses da Fecundidade.
Cada familia levava brasas desse fogo para sua casa. Isso simbolizava a renovação da vida depois do Inverno frio. Levando as brasas do fogo sagrado e reacendendo o fogo domestico, as pessoas compartilham do divino, representando um benção de esperança para um Verão prospero e fértil, com uma colheita abundante.
Beltane e o tempo de celebrar a vida em todas as formas. E o momento de dar boas-vindas ao Verão, momento de equilibrio, no qual nos despedimos das chuvas, e as colinas e vegetações atingem tons dourados.
Entre os povos da Europa, os gados, que tinham ficados presos durante todo o Inverno, eram soltos nos pastos em Beltane, a festa que confirmava a promessa da Primavera e o aumento da Luz do Sol.
Ao longo dos séculos da Europa céltica, muitos outros costumes foram associados a Beltane. Como nessa época do ano a Terra era muito fértil, a maioria das Tradições
europeias locais se preocupava com a fertilidade das colheitas e animais, Beltane era celebrado com flores e uma grande festa publica. Um dos símbolos mais conhecidos associado com esse Sabbat e o Mastro de Beltane ou Maypole (Mastro de Maio, pois no hemísferio Norte, Beltane e comemorado no dia primeiro de Maio). Feito do tronco de uma árvore forte e alta, normalmente o Vidoeiro ou Freixo era enfeitado com flores e tiras. Uma vez decorado era elevado frequentemente na praia da aldeia, ponto focal das atividades da comunidade. Seu simbolismo era falco em honra da fertilidade renovada da Terra.

(Waikon Azos)


                                                                        BELTANE:




                                             (01 de Maio) H. Norte / (01 de Novembro) H. Sul

                                                        Beltane - Os Amantes se Enlaçam

É o Sabbath da fertilidade, em que se celebra o casamento dos DEUSES . As fogueiras de Novembro são acesas, e os postes de Novembro levantado. É uma festa ale
gre, em que as mulheres usam coroas de flores e todos dançam ao redor das fogueiras. Agradecemos pelo fim da metade escura do ano, e pelo início da época da luz. Abrimos nosso coração para a comunidade, e nossas vidas voltam-se para a mesma. O mundo já pertence ao Deus Sol, e a metade Luz do ano tem início.

Esse foi um dos primeiro feriados a ser destruído pelos Cristãos, que viam nas celebrações sexuais somente o pecado, e as entendiam como ofensa a seu Deus. Talvez os padres não soubessem que o AMOR sob vontade é o maior dos RITUAIS , a mais grandiosa das celebrações à vida, à alegria, à Natureza e portanto aos DEUSES!!!

Beltane é o mais alegre e festivo de todos os Sabás. O Deus, que agora é um jovem no auge da sua fertilidade, se apaixona pela Deusa, que em Beltane se apresenta como a Virgem e é chamada "Rainha de Maio". Em Beltane se comemora esse AMOR que deu origem a todas as coisas do Universo. Beleno é a face radiante do Sol, que voltou ao mundo na Primavera.


                                                            Comemorando beltane



Se possível celebre o Beltane num bosque ou próximo a uma árvore viva. Caso não seja possível, traga uma pequena árvore para o círculo, de preferência envasada; pode ser qualquer tipo. Crie uma pequena oferenda ou AMU
LETO para Honrar o casamento da Deusa e do Deus para pendurar na árvore. Pode fazer vários deles se quiser. Tais oferendas podem ser saquinhos cheios com flores perfumadas, colares de contas, entalhes, guirlandas de flores - o que seu talento e sua imaginação permitirem.

Arrume o altar, acenda as VELAS e o INCENSO , abra o círculo, invoque a Deusa e o Deus. De pé diante do Altar, diga, com as mãos erguidas:

"Ó Deusa Mãe, rainha da noite e da Terra;
Ó Deus Pai, Rei do dia e das florestas,
Eu celebro sua união enquanto a natureza se alegra num ruidoso BANHO de cor e vida.
Aceitem meu presente, Deusa mãe e Deus pai
Em honra à sua união."
Coloque as oferendas na árvore.

"De sua união surgirá a vida renovada;
Uma profusão de criaturas vivas cobrirá a TERRA ,
e os ventos soprarão puros e doces.
Ó antigos, eu celebro com Vocês!!"


Pratique magia a seguir, se necessário. Celebre um Banquete simples. O círculo está desfeito.

ERVAS TÍPICAS DO BELTANE

Amêndoa. ANGÉLICA , Freixo, Margarida, olíbano, Hera, Mal-me-quer.

COMIDAS TÍPICAS DO BELTANE

Alimentos vindos ou derivados do Leite, Creme de cravo-de-defunto, Sorvetes de baunilha, bolos de aveia.


                                                                          MAYPOLE



Uma das mais belas tradições de Beltane é o MAYPOLE, ou MASTRO DE FITAS. Trata-se de um mastro enfeitado com fitas coloridas. Durante um RITUAL , cada membro escolhe uma fita de sua cor preferida ou ligada a um desejo. Todos devem
 girar trançando as fitas, como se estivessem tecendo seu próprio destino, colocando-nos sob a proteção dos DEUSES . É costume em WICCA jamais se casar em Maio, pois esse mês é dedicado ao casamento do Deus e da Deusa.

O Pólo de maio
Um dos símbolos mais reconhecíveis de Bealtaine é o Pólo de maio, e sua dança posterior que é dito para estimular o retorno da fertilidade à Terra.

O pólo em si não é apenas um símbolo fálico, mas também é o conector dos Três Mundos. Dançando o Pólo maio, durante Bealtaine é um canal de energia, ligando todos os três mundos num momento em que os gateways são mais facilmente penetrável ... uma experiência mágica, de fato. A energia criado por pessoas dançando ao redor do Pólo de Maio de penetra para a Terra trazendo seu despertar total e fecundidade.


O Pólo de maio obteve seu status como um símbolo fálico, devido à sua coincidindo com a adoração de figuras germânicas fálicos como Freyr. Outros significados possíveis incluem simbolismo relativo à Yggdrasil, um eixo simbólico de ligação do Submundo, o mundo dos vivos, os Céus e inúmeros outros reinos. Uma reverência para árvores sagradas também pode ser encontrado em sobreviver contas de tribos germânicas, e são, provavelmente, também relacionado. Por exemplo, Carvalho de Thor, Adão de Bremen conta de bosques sagrados e Irminsul.

Originalmente, as festividades começaram em maio de Eva (no Hemisfério Norte), quando os jovens das aldeias iam para a floresta ou floresta em busca do Pólo de maio perfeito. Ao longo da noite, eles iriam cantar, dançar e fazer amor, para apressar a chegada do verão. Ao amanhecer, eles voltariam para a aldeia, levando com eles uma árvore viva. Esta árvore foi, então, erguido no centro da cidade, na esperança que o espírito da árvore viria adiante para tornar férteis as mulheres e os animais. As pessoas se dêem as mãos e dançar ao redor da árvore para evocar o seu espírito, o que os tornaria frutífero.


Um não simplesmente erguer um pólo de Maio às Beltane, o pólo estava envolto com fitas e flores e dançaram ao redor. Em dias muito longe, foram as crianças jovens que fizeram a dança. Longas fitas, ligados ao topo do poste, geralmente em cores pastel de Primavera, foram levados a metade dos meninos, ea outra metade pelas meninas. Os rapazes então ir no sentido horário em torno do pólo, e as meninas sentido anti-horário. Eles levantam os braços e pato sob alternadamente, de modo a tecer as fitas firmemente em torno do poste. As crianças não apenas correr, querendo ou não. Muitas vezes eles têm uma dança ensaiada de modo que as fitas, quando enroladas em torno do pólo, que formam um padrão. A crença era de que o melhor padrão, melhor colheita seria Aquela.


                                                           As Fogueiras de Beltane



Na antiga religião, antes da Igreja destruir este culto e transformá-lo no que se conhece como "bruxaria", os camponeses iam para os bosques de carvalhos à noite e acendiam enormes fogueiras para a Deusa o que torno
u esta festividade conhecida como As Fogueiras de Beltane.

Nesta época, os princípios morais vigentes eram outros, a mulher era um ser livre e não havia o machismo como hoje se conhece. As sociedades eram matriarcais. Sendo assim, nesta noite de Beltane, as moças virgens e mesmo as casadas, iam para os bosques na celebração do que se chamava "O Gamo Rei" onde os rapazes copulavam com as moças sob a lua cheia guiados pelo instinto num ritual de fecundidade e vida.

As crianças que por ventura fossem geradas nesta noite eram consideradas
especiais e normalmente as meninas viravam sacerdotisas e os meninos magos. O ritual era consagrado à Deusa para que esta trouxesse sempre boas colheitas através da fertilidade da terra. Embora o culto fosse predominantemente feminino, não se excluía, de forma alguma, o papel do Deus, pois, a essência de Beltane, sendo a fecundação, impunha sempre, a presença do feminino e masculino.

Sendo assim, no Beltane, os meninos tinham a sua cerimônia de passagem da
adolescência para a maturidade. O rapaz personifica o Deus e a virgem, a Deusa. Na escolha de um rei, o rapaz veste a pele de um Gamo (um veado real) e desafia um gamo de verdade, o líder da manada, e luta com ele até a morte de um deles.


Se o rapaz for o vencedor, terá sido escolhido Rei representando o Deus, o Gamo Rei e terá uma noite com a Virgem que representa a Deusa onde um herdeiro será concebido. O novo herdeiro, um dia deverá disputar com o pai pelo trono. O Gamo Novo e o Gamo Velho...

O Rei Arthur passou por esta prova numa noite nas fogueiras de Beltane conforme o romance Brumas de Avalon.

Em Beltane se acendem duas fogueiras, pois é costume passar entre elas para se livrar de todas as doenças e energias negativas. Nos tempos antigos, costumava-se passar o gado e os animais domésticos entre as fogueiras com a mesma finalidade. Daí veio o costume de "pular a fogueira" nas festas juninas. Se não houver espaço, duas tochas ou mesmo duas VELAS podem ter a mesma função.

Deve-se ter o maior cuidado para evitar acidentes!


                                                          Volúpia - Poema para Beltane:


      

           Volúpia

   No divino impudor da mocidade,
  Nesse êxtase pagão que vence a sorte,
Num frémito vibrante de ansiedade,
Dou-te o meu corpo prometido à morte!

A sombra entre a mentira e a verdade...
A núvem que arrastou o vento norte...
--- Meu corpo! Trago nele um vinho forte:
Meus beijos de volúpia e de maldade!

Trago dálias vermelhas no regaço...
São os dedos do sol quando te abraço,
Cravados no teu peito como lanças!

E do meu corpo os leves arabescos
Vão-te envolvendo em círculos dantescos
Felinamente, em voluptuosas danças...


(Um  Poema de Florbela Esperança  lindo para a época de Beltane)



   

Amuleto de Beltane:


                 

Nesse ritual de Beltane é costume preparar o “Amuleto de Beltane” que é algo bem simples e pode proteger você durante a dança da roda do ano…

Para fazê-lo você vai precisar de um pano na cor do seu elemento, uma fita, 
pétalas de flores, folhas verdes, contas, pedras e ervas…

No dia do Ritual, pegue o pedaço de pano e faça um saquinho com ele. Você pode apenas dobrá-lo ao meio (sem precisar costurá-lo) e dentro dele você pode colocar todos os itens escolhidos por você, enquanto faz isso, você deve dizer as seguintes palavras:

“Esse pano eu vou tecer 
Para os Deuses homenagear 
Meus desejos aqui vou esconder 
Para apenas a Natureza contar”

Em seguida, use a fita para fechar o saquinho que deverá ser colocado no altar para que seja consagrado durante a cerimônia. Após o término do ritual, pendure junto as árvores, tomando o devido cuidado de agradecer a Natureza por guardar seus segredos e ajudar a realizá-los.

Esse “Amuleto de Beltane” também ficou conhecido em diversos países.