terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Litha sorticio de verão Ocorre no Hemisfério Sul em 21 de Dezembro e 21 de junho no hemisfério norte.

  Para quem comemora o Litha...

Litha marca o primeiro dia do verão e se situa entre Erelitha e Afterlitha no calendário germânico antigo e um dos oito sabás neopagães.

O termo é usado especialmente no calendário Asatru.
Ocorre no Hemisfério Sul em 21 de Dezembro e 21 de junho no hemisfério norte.

È o momento quem que o poder do Sol chega ao seu ápice e as flores, folhagens e gramados encontram-se lindos e abundantemente floridos e verdes.

Muitos dos círculos de pedra, como o Stonehenge, e dos monumentos pré-célticos estão alinhados com o nascer do Sol.


Após a união da Deusa e do Deus em Beltane, O Deus está adulto, um homem formado, e tornou pai - dos grãos.

Em sua plenitude, ele traz o calor do verão e a promessa total de fertilização com o sucesso do enlace feita com a Deusa.

Sendo o auge do Deus, também prenuncia o seu declínio, nesse momento o Deus, após cumprir a sua função de fertilizador, dá seu último beijo em sua amada e caminha ao país do Verão (Outro Mundo), utilizando o Barco da Morte para morrer em Samhain.

Em algumas tradições festeja-se a despedida do reinado do Deus do Carvalho (Senhor do Ano Crescente) e o início do reinado do Deus do Azevinho (Senhor do Ano Decrescente) que durará até Yule.

Este é o único Sabá em que às vezes se fazem feitiços, pois acredita-se que seu poder mágico é muito grande.

Costumes de Litha..


Há uma infinidade de lendas e ritos que envolvem a noite do Solstício de Verão:

Um dos costumes mais populares na Europa e Norte da África é a colheita de ervas medicinais e mágicas nesse dia.

Acredita-se que a plenitude da força do deus está impregnada nessas ervas e contém todo o poder sanador e mágico para a cura de doenças.

O visco e o basílico, como outras muitas ervas, são colhidos ritualisticamente e usados para preservar a energia nos tempos frios em encantamentos e sortilégios.

Banhos purificadores e curas milagrosas são realizados nas noites mágicas em fontes, rios e cachoeiras. Acredita-se também que tudo aquilo que for sonhado, desejado ou pedido na noite de Litha se tornará realidade.

Os antigos Povos da Europa acreditam que, nessa noite, criaturas mágicas andam correndo pelos campos e florestas e poderiam facilmente ser vistos e contatados.

Nesse dia os amuletos do ano anterior são queimados e novos talismãs de proteção, poções para sonhos proféticos e filtros são feitos para aproveitar o grande momento de poder.

É costume dar continuidade a grande fogueira de Beltane, como também pula-la para se livrar dos infortúnios e da negatividade.

Tradicionalmente essa fogueira é acesa com gravetos de abeto e carvalho, duas árvores consideradas mágicas pelos neopagães.


(Fonte: Wikipédia)



Comemorando o Verão ou Litha (HN)

Litha (lê-se Líta) ou Solstício de Verão é quando o Sol está em seu ápice e mantém o seu maior brilho e elevação.

O meio de verão, como é chamado, é celebrado pelas bruxas e bruxos pela sua abundância e 
plenitude no ano, trazendo fertilidade à Terra.

Litha é celebrado por volta de 22 de dezembro no hemisfério sul e por volta de 22 de junho no hemisfério norte.

É o dia mais longo do ano, mas que também representa o declínio do Deus Sol.

A partir deste dia, os dias vão ficando cada vez mais curtos, até chegarem ao ápice da escuridão no solstício de inverno.

Por isso é considerado um marco que assinala o início da metade escura do ano, ao contrário do solstício de inverno.


No eco da infinita vibração do Cosmos, a Mãe-Terra faz sua dança e a Natureza, apesar de tudo, Cumpre Seu Rítmo.

Se você não tem tempo, ou não pode ou esquecer de comemorar o Solstício no dia 21, não se preocupe, segundo algumas tradições temos 7 dias para fazê-lo: 3 dias antes da mudança, no dia e três dias depois:

Chega então Litha, A Deusa é a Rainha do Verão e o Deus, um homem de extrema força e virilidade.

O Sol começa a minguar e o Deus começa a seguir rumo ao País de Verão.

A Deusa é pura satisfação e demonstra isso através das folhas verdes e das lindas flores do verão.

É muito importante dizer que esta é a época em que ocorre o florescimento do carvalho.

O solstício de verão é tanto um festival de fogo que representa o aspecto de Deus quanto um festival da água que representa o aspecto da Deusa.

A Deusa e o Deus estão no êxtase de sua união e vemos a Natureza cheia de frutos e flores belas.

É o ápice do amor entre ambos. A Deusa reina como a Rainha do Verão e o Deus aproveita seu auge, pois depois começará o seu declínio até renascer no inverno.


Devemos nos lembrar que a mudança é a essência da vida, pois tudo carrega dentro de si a semente do seu oposto.

O Sol está com seu poder no auge, mas aos poucos começa a declinar. Vida e morte fazem parte de todos os aspectos na Natureza e também de nossas vidas.

Litha revela que após a união da Deusa e do Deus em Beltane, O Deus já está adulto, um homem formado, e tornou-se pai (dos grãos) – ele é o grande responsável pela continuidade da vida.

Em sua plenitude e felicidade ele traz o calor do verão e a promessa total de fertilização com o sucesso da fertilização do ventre da Deusa.

Nesse momento o Deus, após cumprir a sua função de fertilizador, dá seu último beijo em sua amada e caminha ao país do Verão – utilizando-se o Barco da Morte para morrer em Samhain.

Outros povos também festejavam a abundância do verão com festivais semelhantes: Vestália (Roma), Dia dos Casais (Grécia), Festa de Epona (País de Gales), Thing-Tide (Escandinávia), Alban Heflin (tradição anglo-saxã) ou a Dança do Sol (nativos norte-americanos).

Por causa do solstício, existem os trópicos de Câncer e Capricórnio.

No solstício de verão no hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente à terra na linha do Trópico de Capricórnio. 

No solstício de inverno, ocorre a mesma coisa no Trópico de Câncer.

Alguns antigos costumes do Solstício de Verão:

- Na Europa, as celebrações deste sabá foram absorvidas pela festa cristã de São João, cujo nome originou-se da erva usada com fins curativos e mágicos, como proteção ou para proporcionar sonhos e presságios.

- As homenagens aos seres da Natureza ou às divindades naturais também foram substituídas pelas populares e folclóricas festas juninas no Brasil.

- Antigamente, os casamentos eram celebrados em junho para garantir-se a fertilidade, sendo esta uma data muito propícia, embora diferente de Beltane, que era reservada aos ritos de fertilidade e ao Casamento Sagrado das divindades.

- Em Creta, o Ano Novo começava no solstício de verão, marcando o fim da colheita do mel. Para os cretenses, o zumbido das abelhas era a voz da Deusa anunciando a sua regeneração.

O touro personificava o Deus e, ritualisticamente, era sacrificado para simbolizar a sua morte e seu renascimento das entranhas da Terra.

A lenda do Minotauro representa nada mais nada menos do que a descida simbólica à escuridão, encarando os medos e encontrando os meios da regeneração, ao seguir o fio da vida tecido pela Deusa.

O Barco da Morte é descrito de forma bem clara no livro As Brumas de
Avalon de Marion Zimmer Bradley


                           Costumes de Litha...Colha Ervas e Flores para a Cura.


Colher ervas de cura e mesmo de alimentação, no amanhecer do dia seguinte, depois que secar o orvalho, é uma das práticas de Litha.

A noite do dia do Solstício do Verão propicia sonho
s premonitórios e via de regra, o que se sonha nessa noite acontece, por isso é que meditamos no que queremos conhecer antes de adormecer.

Ainda nessa noite, é possível com mais facilidade, encontrar as fadas, geralmente lá pela madrugada, pois elas atravessam o "véu" que separa os nossos mundos nessa linda noite.

Medite, nestes dias, sobre o mundo das Fadas.

Esse é um tempo do fogo, mas também da água, o Fogo representando o deus e a Água, representando a deusa, as duas faces do Grande Mistério, e assim tomar banho de cachoeiras, fontes, rios ou mesmo banhos de imersão com ervas colhidas nesse dia, é um costume antigo, e esses maravilhosos banhos são condutores de curas milagrosas.

Nessa noite usa-se fogueiras para a purificação, tanto para queimar antigos amuletos e problemas, como também usa-se o caldeirão cheio de água para representar a prosperidad
e da Deusa.

No Solstício do Verão, a alma está vivendo a idade adulta, a responsabilidade.

Comemore o solstício de Verão como uma
época de sua entrada na vida adulta.

Agora estamos em plena luz, depende de nós, portanto, encontrar as respostas que nos revelarão o caminho da nossa felicidade pessoal.

São tempos para realizar rituais que vicejam prodigamente na estação, quando a vida é mais fácil e há tantas horas de luz diurna que podemos realizar todas as nossas tarefas com tempo de sobra para repousar e divertirmos. 


No Verão dá tempo pra Tudo...

É uma época de férias e de grandes festivais ao ar livre, para dormir, cozinhar e comer a céu aberto.

É uma época que nos faz recordar nossa infância, cheia de brincadeiras, uma época para buscarmos nossa criança interior e nos esquecermos de nossos aborrecimentos cotidianos. 

                                                  Para Melhor Viver o VERÃO/ LITHA:



Girassol - um dos símbolos do Verão.

As cores desse dia são as do Sol: amarelo, laranja e vermelho, mas também o azul, o branco e o verde.
As ervas para se queimar e incensar ou ainda fazer chás: são a sálvia, a samambaia, a salsa, sabugueiro, artemísia, pinho, erva-de-são-joão, tomilho selvagem .

As comidas não podiam ser diferentes:

- frutas frescas como: Laranjas, limões, abacate, abacaxi, maçãs, pêssegos, bananas, carambolas; salada de frutas; salada de três feijões, vegetais frescos, e sementes de girassol; pães; além da sagrada água.

As luminosas comidas do Verão ou Litha.

Bebidas: vinho, leite,suco de frutas: suco de laranja, suco de limão; cerveja ou hidromel.

Incenso: Pinho, mirra, sálvia, Artemísia.


Óleos: Misture óleo de verbena, laranja, e de lavanda juntos para unção, coloque pétalas de malmequer num lugar central do altar, ou misture aos óleos.

Flores: girassol , flor-de-diana, flores solares amarelas com 5 pétalas, camomila, artemísia, verbena, cravo, rosas, lavanda.

Medite na LUZ!!!

Procure ver o que você pode fazer pela Natureza: reciclar lixo; usar menos carro; andar de bicicleta; caminhar...evitar desperdícios de Água, de tudo, diminuindo o consumismo...

Procure ver o que você pode fazer pela Natureza: reciclar lixo; usar menos carro; andar de bicicleta; caminhar...evitar desperdícios de Água, de tudo, diminuindo o consumismo...

Ritual do Sabbat Litha...



O ritual que se segue é tradicionalmente realizado pelos Bruxos numa clareira na floresta, num grande jardim afastado, no topo de uma colina ou em qualquer outro lugar da Natureza.

Comece arrumando pedras no chã
o para formar um grande círculo com cerca de 3m de diâmetro.

Com uma espada cerimonial consagrada ou uma longa vareta de madeira (preferivelmente uma vara de sorveira recentemente cortada), trace o símbolo poderoso e altamente mágico de um pentáculo (estrela de cinco pontas) dentro de círculo de pedras.

Acenda cinco velas verdes para simbolizar os poderes da Natureza e a fertilidade, e coloque uma em cada ponta do pentagrama, começando pelo leste e continuando em movimento destrógiro.

Monte um altar ou coloque uma pedra grande e achatada no centro do pentagrama voltada para o norte, como um altar, e, sobre ela, uma estátua representando a Deusa.

Em cada lado dela, acenda uma vela branca de altar.

No ponto cardeal correspondente ao Ar, coloque um sino de latão, consagrado, e um incensório de olíbano com incenso de mirra.


No ponto cardeal correspondente à Água, coloque um cálice com vinho, um pequeno prato com sal e uma pequena tigela com água (preferivelmente água fresca da chuva).

Observação:

A associação dos elementos com os quadrantes não é um modelo fixo, apenas um padrão.

As conexões com os quadrantes varia muito de lugar para lugar, de tradição para tradição.

Existe a associação "padrão" Norte-Terra, Sul-Fogo, Oeste-Água e Leste-Ar porque para os europeus:

. o Norte é a terra escura, misteriosa, de onde "vinham os deuses"
. o Sul é de onde vem o calor, pois é onde fica a linha do Equador para eles
. o Oeste tem o oceano (água)
. o Leste traz os ventos do continente

Foi assim que eles fizeram essas relações.

Nada impede que cada pessoa, tradição ou coven modifique isso de acordo com o lugar em que estão.

Por exemplo, no Brasil faria mais sentido, seguindo as mesmas associações acima, o Fogo ao Norte, a Terra ao Sul, a Água a Leste e o Ar a Oeste.

O que importa é manter as oposições: Terra/Fogo e Água/Ar.


Abençoe o vinho, cobrindo o cálice com as palmas das mãos, enquanto diz:

EU CONSAGRO E ABENÇÔO ESTE VINHO SOB O NOME DIVINO DA DEUSA.

Salpique um pouco de sal e algumas gotas de água sobre o sino de latão, para abençoá-lo, e diga:

COM SAL E ÁGUA EU CONSAGRO E ABENÇÔO ESTE SINO SOB O NOME DIVINO DA DEUSA. ABENÇOADO SEJA.

Acenda o olíbano e a mirra. Levante os braços para o céu, feche os olhos e preencha a sua mente com pensamentos e visões agradáveis da Deusa Mãe, enquanto diz:

OH, ABENÇOADA MÃE TERRA, DEUSA-VENTRE, CRIADORA DE TUDO, A TI É CONSAGRADO ESTE CÍRCULO SAGRADO. EM TEU NOME SAGRADO E SOB A TUA PROTEÇÃO INICIA-SE ESTE RITUAL DO SABBAT.

Faça soar o sino três vezes e invoque:

ESPÍRITO FEMININO SAGRADO DO AR, VIRGEM DO FOGO, BELA E FORMOSA, MÃE TERRA, DOADORA DE VIDAS, ANCIÃ DA ÁGUA, SEM IDADE E SÁBIA, EU INVOCO A TUA DIVINA IMAGEM.

Coloque o sino de volta no altar de pedra e, então, com ambas as mãos. Leve o cálice de vinho aos lábios. Beba um pouco dele e derrame o restante no centro do pentagrama, como libação à Deusa, enquanto diz:

EU DERRAMO ESTE VINHO ABENÇOADO COMO UMA OFERENDA A TI, OH GRACIOSA DEUSA DO AMO
R, DA FERTILIDADE E DA VIDA.

Coloque o cálice vazio de volta no altar. Novamente faça soar o sino três vezes e diga:

COM O SOL NO SEU ZÊNITE EU REALIZO ESTE RITUAL DO SOLSTÍCIO EM HONRA A TI, OH GRANDE DEUSA. E EM TEU SAGRADO NOME EU AGORA DOU GRAÇAS.

À MEDIDA QUE OS DIAS BRILHANTES COMEÇAM A ENFRAQUECER O TEU AMOR DIVINO E OS TEUS PODERES DE CURA CRESCEM MAIS FORTES.

Ajoelhe-se diante do altar. Ofereça mais incenso. Faça soar o sino em honra à Deusa e, então, diga em voz alta e em tom alegre:

ABENÇOADA SEJA A DEUSA! ABENÇOADA SEJA A DEUSA! A DEUSA É VIDA. A DEUSA É AMOR, ELA FAZ GIRAR A GRANDE RODA SOLAR QUE MUDA AS ESTAÇÕES E TRAZ NOVA VIDA PARA O MUNDO.

ABENÇOADA SEJA A DEUSA! ABENÇOADA SEJA A DEUSA! A DEUSA É A LUA E AS ESTRELAS. A DEUSA É O CICLO DAS ESTAÇÕES.


ELA É A VIDA, ELA É A MORTE, ELA É O RENASCIMENTO. ELA É O DIA, ELA É A NOITE, ELA É A ESCURIDÃO, ELA É A LUZ, ELA É TODAS AS COISAS SELVAGENS E LIVRES. ASSIM SEJA.

O Ritual do Solstício do Verão deve ser seguido de um banquete de alegria e do canto feliz de músicas folclóricas mágicas pagãs e/ou da recitação de poesia inspirada na Deusa.

O Solstício do Verão é o momento tradicionalmente propício à colheita de ervas mágicas para encantamentos e poções (especialmente as da magia do amor).

é também o tempo ideal para realizar divinações e rituais de cura, e para cortar varetas e bastões de divinação.

(Fonte: “Wicca – A Feitiçaria Moderna”, de Gerina Dunwich)
Um bom Litha a todos Benção da Deusa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Wicca é uma religião baseada na natureza, um desdobramento moderno das tradições pagãs .

Existe um Deus e a Deusa,autoridade central que rege, a religião não reivindica nenhum dogma.
WICCA às vezes chamadoA Velha Religião, representa uma antiga religião de amor à vida e à natureza.
Porém, só se considera um wiccano se obedecer a Lei;
A Wicca é simplesmente uma das religiões mais irresistíveis do mundo, porque ela estimula o intelecto, promove uma maneira simples e prática de vida e, o mais importante, é emocionalmente gratificante.
Wicca celebra os sabás, que marcam as estações do ano.

A bruxa ou bruxo, no coven ou sozinho, usa magia e ervas para direcionar o tempo e a matéria, a fim de alcançar a satisfação psíquica e espiritual.

Bruxas não adoram o diabo!
Bruxaria existiu bem antes ao Cristianismo e não incorpora a crença no Diabo cristão.

Nos últimos 15 anos as crenças em feitiçaria têm evoluído na teoria e na prática.

Os estudos aprofundaram em astrologia, tarô e runas, ervas e pedras, e numerologia.

Reverenciar a natureza e o mundo em que vivemos é a maior prioridade na vida.
Reconhecendo que há mais de um caminho para a iluminação espiritual e que a Wicca é apenas um de muitos, não abordamos ninguém tentando converter para ser um bruxo e respeitamos todas as formas de religiões.
faça o que quiser sem prejudicar ninguem
eliene wicca